Proteja-se do phishing, o golpe mais popular na rede social Facebook

Publicada em 17/08/2015 17:10:26

Especialista em computação dá dicas para ajudar internautas a se protegerem

Um dos golpes mais comuns na internet, o phishing, é uma fraude que tem como objetivo a pesca de informações importantes, através de mensagens falsas de e-mail, SMS ou por meio de redes sociais. Com este método, os cibercriminosos conseguem senhas, dados bancários e outras informações confidenciais de internautas desavisados.

De acordo com a empresa Kaspersky Lab, o Brasil é líder em volume de ataques deste tipo. Dos 50 milhões detectados em 2015, nove milhões foram no País. No Facebook, o phishing é visto como a principal ameaça, segundo o doutor em computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Gilson Teixeira Filho.

Ele explica que a fraude começa a partir do momento que o cibercriminoso cria uma página, muitas vezes anunciando uma promoção falsa, que direciona o internauta desavisado a um site externo, onde ele é provocado a inserir seus dados pessoais para conseguir vantagens. Outras vezes, o usuário é induzido a baixar um software malicioso que irá tentar infectar seu computador.

Para o especialista, há maneiras simples de se proteger. Os internautas devem utilizar senhas fortes e evitar o uso da mesma combinação para diversos sites.

“É importante tomar cuidado no acesso à internet de locais públicos, além de ter bastante cuidado quando acessar sites que pedem autenticação de usuário e senha de lugares com Wi-Fi gratuito e compartilhado”, orienta Gilson Teixeira Filho.

A Kaspersky Lab ainda alerta sobre as mensagens enviadas por supostas instituições bancárias. Segundo a empresa, é pouco provável que um banco solicite informações pessoais através de e-mails ou SMS. Na dúvida, o internauta deve telefonar para o serviço de atendimento ao consumidor.

Confira outras dicas:

— Não clique em links suspeitos recebidos por e-mail ou em mensagens privadas em redes sociais;

— Não permita que os aplicativos que você não confia tenham acesso aos seus dados;

— Não use links contidos em e-mails para carregar páginas da web. Em vez disso, digite o URL no navegador;

— Verifique suas contas bancárias regularmente para ter certeza de que as transações listadas são legítimas;

— Utilize a versão mais recente do seu navegador web e certifique-se que possui todas as correções de segurança instaladas;

— Mantenha seu computador, smartphone ou tablet sempre protegido com um antivírus.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/2015/08/17/proteja-se-do-phishing-golpe-mais-popular-na-rede-social-facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *