Oficina de Capacitação em Investigação de Crimes Cibernéticos acontece em Feira de Santana

Segunda, 27 Julho 2015 20:17

Escrito por Cecom | Assessoria de Imprensa

Sem títuloIntegrantes do Ministério Público estadual que desenvolvem suas atividades na Promotoria de Justiça Regional de Feira de Santana participam hoje, dia 27, da “IV Oficina de Capacitação em Investigação de Crimes Cibernéticos”. O curso, que está sendo realizado na sede da Regional, objetiva esclarecer conceitos e capacitar promotores de Justiça para as atividades de orientação às vítimas e investigação de crimes praticados no ambiente virtual. Segundo o coordenador do Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber), Fabrício Patury, a previsão do MP é levar a capacitação para outras regionais. Em Feira de Santana, o evento foi aberto pela promotora de Justiça Sumaya Oliveira.

Durante o turno matutino, Fabrício Patury abordou conceitos técnicos e apresentou temas como a nova sociedade informáticaSem título1 e os crimes cibernéticos, privacidade e segurança, crimes cibernéticos próprios e impróprios e a necessidade de capacitação para o protagonismo criminal. Agora a tarde, ele capacitará os participantes do curso em procedimentos práticos e destacará a Lei nº 12.965/2014, conhecida como o Marco Civil da Internet. Aproveitando o momento, o assessor de Segurança da Informação da Diretoria de Tecnologia da Informação do MP, Iaçanã Carneiro, iniciou uma séria de apresentações que serão estendidas às demais unidades do MP destacando alguns resultados relativos ao investimento feito pela instituição em segurança da informação. Com as atuais soluções de firewall, antivírus e anti SPAM, busca-se a manutenção dos três pilares básicos da segurança da informação: disponibilidade, confidencialidade e integridade. Por meio deste investimento, aprimorou-se ainda mais os processos de detecção e mitigação de ameaças digitais, resguardando um dos principais ativos da instituição: a informação, complementou Iaçanã. Ele ressaltou que o MP da Bahia tem hoje uma política de segurança da informação publicada, e que foi um dos primeiros MPs do Brasil a ter uma área com servidor dedicado exclusivamente para este tema.

 

Fonte: http://portal.intranet.mpba.mp.br/index.php/2013-09-09-20-13-16/2013-09-23-18-11-18/731-oficina-de-capacitacao-em-investigacao-de-crimes-ciberneticos-acontece-em-feira-de-santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.