Como fazer o telefone limitar o seu tempo de tela

O último iPhone lançado e a versão mais recente do Android, do Google, trazem ferramentas para limitar a quantidade de tempo que você olha para a tela. Veja como torná-las úteis e não problemas que você acabará por desativar.

De Eric Ravenscraft

Você provavelmente gasta muito tempo no seu telefone. A Apple e o Google parecem concordar, e é por isso que ambas as empresas adicionaram ferramentas aos seus aparelhos para ajudá-lo a rastrear e controlar o vício do celular. Mas os limites auto-impostos realmente funcionam? Se você usá-los corretamente, eles podem ajudar a quebrar seus maus hábitos.

O recurso da Apple, chamado Screen Time, foi introduzido no iOS 12. O Screen Time permite monitorar quanto tempo você gasta usando o dispositivo e o que está fazendo com ele. O Google tem um recurso semelhante para dispositivos Android chamado Digital Wellbeing, que não apenas registra o que você faz e por quanto tempo, mas também traz recursos extras como transformar a tela em cinza à noite para lembrá-lo de desligar o telefone ou desabilitar aplicativos depois de um tempo definido.

Eles podem ser usados ​​como parte de um sistema de controle parental, mas também são projetados para ajudar a limitar o tempo de tela. Você pode descobrir onde está gastando seu tempo, decidir quanto deseja limitar o uso do telefone e impor regras a si mesmo. No entanto, como é você controle os limites, eles são realmente limites, ou apenas sugestões leves de seu eu passado? Essas ferramentas não mudam seus hábitos para você, mas você pode usá-las para ajudar a si mesmo.

Examine como você gasta seu tempo de telefone, não apenas quanto
A sabedoria convencional diz que você provavelmente precisa colocar seu telefone mais baixo do que você. No entanto, um estudo de pesquisadores da Universidade de Melbourne sugere que não é apenas como muito tempo que você gasta em seu telefone que importa, pois é o que você está fazendo com ele. Se o tempo que você gasta no telefone for significativo, não será perda de tempo. Em outras palavras, conversar com um ente querido ou ler um livro em seu telefone naturalmente o faria mais feliz do que discutir no Facebook ou ler notícias que o deixam com raiva.

A partir dessa perspectiva, as ferramentas da Apple e do Google se tornam muito mais úteis. O primeiro componente do Screen Time do iOS é um rastreador de tempo. Nas configurações do seu dispositivo, você pode encontrar um gráfico que mostra quando você está usando seu dispositivo, quantas vezes você pegou seu dispositivo e quais aplicativos você está usando mais. Ele também mostra quantas notificações você recebe de cada aplicativo para descobrir quais aplicativos estão interrompendo você durante o dia.

A suíte do Google funciona de maneira semelhante. Abra a seção “Bem-estar digital” das configurações do seu smartphone – os telefones Pixel do Google o usam, mas outros dispositivos podem recebê-lo quando receberem a atualização do Android Pie – e você será recebido com um gráfico circular que mostra quais aplicativos usam mais seu tempo. Também é possível explorar gráficos que mostram a hora do dia que você gasta em aplicativos, quantas notificações você recebe e quando as recebe e até quanto tempo você gasta em cada aplicativo todos os dias.

Esse excesso de informações de ambas as plataformas tem um objetivo principal: mostrar exatamente como você gasta seu tempo no seu telefone. Antes de começar a configurar blocos para limitar o tempo de tela, analise seus hábitos de uso e pergunte a você mesmo o que você está tirando dos aplicativos com os quais você passa mais tempo. Se você está gastando uma hora por dia em um aplicativo que você nem gosta, essa compreensão sozinha pode ser suficiente para quebrar seu hábito.
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Definir limites para empurrar – não para controlar – você mesmo

Depois de descobrir os aplicativos em que você passa mais tempo, convém definir alguns limites para você mesmo. Afinal, se fosse fácil quebrar o vício do Instagram, você já teria feito isso, certo? A Apple e o Google fornecem mais ferramentas para isso, no entanto, é melhor interpretá-las como estímulos úteis, em vez de blocos rígidos.

A Apple até trata seus limites dessa maneira. Quando você define um limite de tempo para um aplicativo em Tempo de tela, seu iPhone ou iPad permite que você use o aplicativo ininterruptamente até ultrapassar esse limite. Depois, não importa o que você esteja fazendo no aplicativo, você receberá um aviso em tela cheia de que gastou muito tempo. No entanto, você pode optar por dedicar mais quinze minutos ou mesmo ignorar o limite.

Essa abordagem faz sentido. Na maioria das vezes você provavelmente quer observar o limite auto-imposto, mas pode haver um tempo em que você precisa apenas de alguns minutos. Apertar o botão soneca permite que você mantenha seu limite no lugar, enquanto ainda lhe dá alguma flexibilidade.

O Google, por outro lado, adota uma abordagem mais hardline. Quando você define um temporizador de aplicativo, é sempre assim. Se você se der uma hora por dia para usar o Twitter, assim que chegar aos 61 minutos, o aplicativo ficará bloqueado. O ícone na tela inicial ficará cinza e, se você tentar abri-lo, o telefone informará que você não pode. Se você quiser usá-lo de qualquer maneira, você terá que desativar o temporizador completamente.

Em ambos os casos, você pode contornar um bloco de aplicativos se realmente quiser. No entanto, ainda pode ser útil manter esses temporizadores ativados, mesmo que apenas como um lembrete de quanto tempo você gastou em um aplicativo. Quando até o bartender diz que você já teve o suficiente, é um sinal muito forte que você precisa parar. Da mesma forma, se o seu telefone está lhe dizendo para desligar o telefone, você pode contornar os limites que você definiu para si mesmo, mas pelo menos você não tem mais a desculpa de que perdeu a noção do tempo.

As rotinas noturnas do vento são a arma secreta
Se você gasta muito tempo no telefone durante o dia pode ser subjetivo, mas estudo após estudo sugere que você deve pelo menos desligar o telefone à noite . É aqui que a Apple e o software do Google realmente brilham. Ambas as plataformas permitem que você defina horas de silêncio. Durante essas horas, você ainda pode usar seu smartphone, mas pode receber menos notificações ou um empurrão mais forte para desativá-lo.

O recurso de tempo de inatividade da Apple permite que você defina alguns aplicativos que sempre podem ser usados, como seu telefone ou aplicativo de mensagens de texto, mas bloqueie todos os outros. Esse “bloco” é o mesmo tipo de soft-block que mencionamos, onde você ainda pode contorná-los. No entanto, os aplicativos bloqueados serão escurecidos na sua tela inicial. Quando quase todos os aplicativos estão esmaecidos e o incomodam para desligar o telefone quando você tenta usá-los, provavelmente é hora de se preparar para a cama.

O recurso Wind Down do Google é ainda mais inteligente. Para começar, ele colocará seu telefone no modo Não perturbe, que você pode configurar separadamente para bloquear todas as chamadas e mensagens mais importantes. Infelizmente, o Google não permite desativar a maioria dos aplicativos, como o iOS, mas você pode pelo menos deixar de receber notificações.

Mais importante, o Wind Down inclui um recurso chamado Escala de cinza. Neste modo, toda a cor é drenada da tela do seu telefone. Isto é separado do Night Light, que ajusta a temperatura de cor do seu telefone para uma luz laranja mais quente, por isso é menos rigoroso. A escala de cinza, por outro lado, transforma seu telefone em um programa de TV em preto e branco. Na melhor das hipóteses, isso é levemente irritante, mas pode tornar algumas tarefas quase impossíveis – como assistir a um vídeo ou jogar um jogo. De todos os recursos em ambas as plataformas, esse é o empurrão mais forte para colocar o telefone no chão, o que não causa interrupções. Você ainda pode usar seu telefone no modo Escala de cinza, mas não é tão divertido.

Ambas as plataformas reservam suas mais severas punições para o uso noturno do telefone. Indiscutivelmente, isso é quando você precisaria desses prompts mais. Usar seu telefone na cama ou tarde da noite pode atrapalhar seu horário de sono ou levar a um sono agitado que o segue no dia seguinte. Esse feed de rolagem infinita pode ser viciante, mas não vale a pena perder o sono.

Tradução do conteúdo publicado em https://www.nytimes.com/2019/04/01/smarter-living/how-to-make-your-phone-limit-your-screen-time-for-you.html

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