Vazamento de dados

Descrição

Ao realizar o cadastro em um site, principalmente em e-commerce, é comum que, além do login e senha, ele solicite informações pessoais como endereço, telefone e documentos, como CPF e, eventualmente, dados de pagamento. Ao fornecer essas informações ao site, o usuário acredita que seus dados serão armazenados e transmitidos de maneira segura. No entanto, apesar do site adotar medidas de segurança, vazamentos de dados podem acontecer. 

Seja por abuso de vulnerabilidades nos sistemas utilizados pelo site, programas maliciosos ou senhas fracas de administradores, o banco de dados armazenados pode ser invadido e seus dados pessoais estar entre eles. Como se não bastasse ter parte da sua privacidade exposta, o problema pode piorar caso pessoas mal-intencionadas desejem utilizá-los para aplicar golpes, como abrir contas em seu nome, tentar acessar outros sites utilizando a mesma combinação de login e senha, ou ainda usar os dados para tentar golpes de phishing e extorsão. Por isso, é importante ficar atento às notícias sobre vazamentos de dados e checar as notificações dos serviços afetados. 

Se seus dados forem afetados, existem algumas medidas que podem ser realizadas. No caso dos dados de acesso da conta, mude imediatamente as senhas expostas e, se possível, habilite também a verificação em duas etapas. Caso sua conta tenha sido invadida, ou um perfil falso criado em seu nome, efetue os procedimentos disponibilizados nas plataformas afetadas e informe seus contatos para que eles não caiam em golpes. 

Ao fazer um cadastro em um site de compras, evite salvar os dados de pagamento, como cartões de crédito. Caso haja vazamento dessas informações, entre em contato com as instituições emissoras, realize o bloqueio dos cartões afetados e conteste as transações que não foram realizadas por você. 

Reduza os riscos, escolhendo senhas fortes e sites confiáveis, e seja seletivo, fornecendo somente as informações necessárias. Sempre que disponível, habilite verificação em duas etapas e notificações sobre tentativas de login e alteração de senhas. 

Saiba mais: 

https://cartilha.cert.br/fasciculos/#protecao-de-dados

https://cartilha.cert.br/fasciculos/#vazamento-de-dados

Fonte: https://cidadaonarede.nic.br/pt/videos/seguranca/vazamento-de-dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.