Polícia Civil do RS deflagra operação contra crimes cibernéticos

Do G1 RS, em 13/01/2016

Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão nesta quarta (13).
São investigadas prática de estelionato e invasão de dispositivo cibernético.

Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (13) uma operação da Polícia Civil contra a invasão de dispositivos cibernéticos, lavagem de dinheiro e estelionato. Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, na Região Metropolitana e também em Santa Catarina.

A Operação Spy II, como o nome já diz, está em sua segunda fase. As investigações, de acordo com o diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Eduardo de Oliveira Cesar, começaram a partir de uma invasão de um banco de dados de uma empresa que presta os serviços de telefonia, fornecimento de TV a cabo e internet.

“Essas informações sigilosas, de forma indevida, então eram repassadas para outras empresas de forma ilegal tanto aqui no Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina”, disse o delegado.

No esquema, empresas vendiam as informações obtidas de forma ilegal, que eram usadas inclusive para a realização de fraudes em nome das pessoas que tiveram os dados roubados.

“Eles entram nos bancos de dados e obtêm as informações e repassam para empresas de call center que oferecem um serviço que tu não tem”, disse a delegada responsável pelas investigações, Silvia Coccaro, em entrevista à Rádio Gaúcha.

De acordo com ela, nas investigações foram identificados casos de ex-funcionários das empresas que utilizavam a senha para ter acesso às informações. “Eles repassavam esses dados por dinheiro”, completou Silvia.

Com essas informações, empresas organizadas em grupo ligavam para as pessoas oferecendo serviços e tentando obter mais dados para crime de estelionato, diz a polícia.

Fonte: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2016/01/policia-civil-do-rs-deflagra-operacao-contra-crimes-ciberneticos.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.