PM alerta sobre informações falsas compartilhadas por redes sociais

Após prisão de mulher em Londrina, na segunda-feira (10), fotos circularam na internet dizendo que ela havia raptado crianças.

 

Por Aline Pavaneli e Alberto D’Angele, G1 PR e RPC Londrina, em 11/07/2017 11h38

 

A Polícia Militar (PM) de Londrina, no norte do Paraná, alerta a população sobre boatos compartilhados por redes sociais. Nos últimos dias, têm circulado mensagens relacionadas ao rapto de crianças e adolescentes na porta de escolas e também sobre a ação de quadrilhas de sequestradores na região. Tudo falso, segundo o major Nelson Villa, comandante da PM da zona norte da cidade.

“Não existe nenhum boletim de ocorrência registrado, no sentido de que tenha havido, em qualquer região do norte do estado, tentativa de rapto ou sequestro de crianças, na frente das escolas ou em qualquer lugar que seja”, informou.

Após a prisão de uma mulher na segunda-feira (10), devido a um mandado em aberto, circularam pelas redes sociais fotos com a informação de que ela levava uma criança dopada no interior do veículo branco. Segundo a PM, ela estava com parentes dentro do carro.

A polícia tem se apressado para apurar as informações e desmentir os boatos, para evitar o pânico generalizado na população e o chamado “justiçamento”.

“A veiculação precipitada desse tipo de informação em redes sociais, sem que tenha passado pela polícia, sobretudo, pode desencadear o movimento social no sentido de praticar um ato de violência, o chamado “justiçamento”, contra uma pessoa que eventualmente não pratica o fato que está sendo propagado na internet”, explicou Villa.

A polícia orienta para que, em qualquer situação de suspeita, as pessoas liguem para o 190. Assim, a PM poderá verificar a situação e evitar atos de violência.

“A pessoa que propaga indevidamente esses boatos – e culmina, através dos boatos, um ato de violência – pode ser, inclusive, responsabilizada criminalmente”, declarou o major.

Não é verdade. Polícia alerta sobre imagem de boato que viralizou na internet (Foto: Reprodução)

Prisão em Londrina

Uma mulher de 57 anos, que dirigia um carro branco, foi presa na segunda-feira em Londrina, porque havia um mandado em aberto, expedido pela Vara de Execuções Penais da cidade, de acordo com a Polícia Civil.

A mulher foi condenada a 12 anos e 9 meses de prisão pelos crimes de estupro e exploração sexual de menores.

Conforme a Central de Flagrantes, foi verificado um mandado de prisão por suspensão de regime, ou seja, ela não cumpriu exigências do regime semiaberto e deverá cumprir o restante da pena em regime fechado.

Fonte: http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/pm-alerta-sobre-informacoes-falsas-compartilhadas-por-redes-sociais.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.