Novo golpe utiliza notícia falsa sobre eleições para infectar computadores

Por Redação em | 30.10.2014 às 09h54

70055.104786-votando-na-urna

As eleições no Brasil estão sendo usadas para disseminar um novo golpe na internet, informa a ESET. Utilizando o nome da presidente reeleita Dilma Rousseff, uma falsa notícia disseminada por e-mail afirma que a Polícia Federal confirmou fraudes nas eleições de 2014 e, utilizando a imagem de um grande portal de notícias brasileiro, atrai a atenção do usuário.

Como é comum acontecer com ataques deste tipo, o usuário pode identificar a origem do golpe ao posicionar o cursor do mouse em cima da imagem, sem clicar. Assim poderá verificar que não se trata do site real do portal de notícias. Quando o usuário acessa o link, o download de um arquivo executável (.EXE) é iniciado.

72391.109339-fraude-eset

Quando executado para supostamente dar acesso à notícia, o malware, identificado pela ESET como Win32/Injector.BOGD, infecta o computador da vítima instantaneamente. Segundo as informações da ESET, a ameaça tem sido espalhada desde o dia 27 de outubro e já infectou milhares de usuários no país.

Entre as dicas da especialista de segurança da ESET América Latina, Ilya Lopes, o usuário deve se lembrar de manter softwares e sistema operacional sempre atualizados para ajudar a evitar este tipo de ameaça. “Mais uma vez, vemos como os cibercriminosos utilizam os temas mais polêmicos e que estão na mídia para atacar computadores do mundo inteiro. Dessa forma, recomendamos que o usuário preste muita atenção antes de clicar e abrir e-mails e anexos e adicionar suas informações pessoais”, aconselha a especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.