Mais dois projetos baianos são premiados pelo Conselho Nacional do Ministério Público

 Dois projetos do Ministério Público estadual foram premiados na edição de 2016 do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O ‘Eco Kids/Eco Teens‘ conquistou o primeiro lugar na categoria ‘Defesa dos Direitos Fundamentais’, enquanto o ‘Nucciber – Estruturando o combate aos crimes cibernéticos’ ficou na segunda posição na categoria ‘Redução da Criminalidade’. A solenidade de premiação ocorreu ontem, dia 21, em Brasília, durante a abertura do 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público. Os prêmios foram recebidos pelos idealizadores e gerentes dos projetos, promotores de Justiça Karina Cherubini (Eco Kids/Eco Teens) e Fabrício Patury (Nucciber), acompanhados da procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado. Foram 27 finalistas entre 782 projetos concorrendo em nove categorias. Desde a criação do Prêmio, em 2013, o MP baiano sempre foi premiado, num total de oito projetos contemplados.

“Esse prêmio é um reconhecimento de todo trabalho que vem sendo desenvolvido há sete anos em mais de 11 municípios da Bahia, envolvendo mais de sete mil alunos. É uma atitude de protagonismo do MP ao lado dos estudantes, com investimento na educação ambiental”, afirmou Karina Cherubini. Para Fabrício Patury, a conquista do segundo lugar dá visibilidade e desperta interesse por um tema pouco conhecido e explorado. “É importante, porque a temática de crimes cibernéticos e a sua prevenção ainda não é tão assimilada pela sociedade e pela área jurídica. Conseguimos com isso, de alguma forma, capilarizar a abordagem de uma temática que é nova e espinhosa, mas que precisa ser enfrentada”, disse o promotor.

A PGJ Ediene Lousado parabenizou os dois promotores e registrou a sua satisfação com o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por meio de projetos que qualificam a atuação do MP e proporcionam uma entrega de resultados mais eficientes para a sociedade. “O Nucciber dá uma importante contribuição para a redução da criminalidade no ambiente virtual e o Eco Kids/Eco Teens para a conscientização de crianças e adolescentes no momento da formação como cidadãos”, afirmou a chefe do MP baiano. O presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Orlando Rochadel Moreira, destacou a importância dos projetos para qualificar a atuação institucional e informou que os vencedores foram escolhidos pelo Conselho em conjunto com a sociedade, representada por órgãos, entidades de classe e associações.

Sobre o congresso, que segue até amanhã, o presidente do CNMP, procurador-geral da República Rodrigo Janot, afirmou que é uma “oportunidade para tratar em escala macro, com centenas de vozes, da gestão profissional do MP” e também “um espaço em que se renova a força institucional e em que se reitera o compromisso assumido de bem servir à sociedade”.

Saiba mais sobre os projetos:

Eco Kids/Eco Teens: trata-se de um projeto de criação e circulação de um jornal trimestral sobre meio ambiente, voltado e preparado por alunos das escolas de ensino fundamental, públicas e privadas, custeado por infratores ambientais em cumprimento de pena alternativa. O Eco Kids é voltado para crianças de até doze anos, matriculados no Fundamental I, e o Eco Teens para adolescentes do Fundamental II. O objetivo é promover a educação e conscientização ambiental, tornando os jovens atores sociais de defesa do meio ambiente. É coordenado pela promotora de Justiça Karina Cherubini.

Nucciber: o projeto visa desenvolver atividades de capacitação, orientação e conscientização dos usuários de internet em escolas, órgãos públicos em instituições privadas, com prioridade estratégica no trabalho de prevenção, além de realizar a capacitação de membros e servidores do MP. É desenvolvido pelo Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber), criado em 2011, e coordenado pelo promotor de Justiça Fabrício Patury.

Cecom/MP – Telefones: (71) 3103-0446 / 0449 / 0448 / 0499 / 6502

Redator: George Brito DRT-BA 2927 (Com informações do CNMP e de Maiama Cardoso, direto de Brasília)

Fotos: CNMP e Maiama Cardoso

Matéria publicada em 22.09.2016

Fonte: http://www.mpba.mp.br/noticia/34422

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.