Hackers estão usando emoticons para invadir computadores

Por Redação em | 11.11.2014 às 10h06

emoticon

Pesquisadores da área de segurança da Cisco descobriram recentemente uma vulnerabilidade que permite que hackers utilizem os famosos emoticons para invadir computadores via comunicadores instantâneos.

De acordo com o Business Insider, o problema foi encontrado no comunicador instantâneo Pidgin, que une diversas plataformas e é bastante popular entre usuários do Windows. Ao que aparenta, o software que instala os emoticons no comunicador possui falhas no código que podem ser usadas para modificar, criar e espalhar documentos em computadores infectados. Esta não é a primeira vez que uma vulnerabilidade relacionada aos Emoji é detectada no Pidgin. Em 2012, outra falha semelhante também foi encontrada e logo resolvida.

Desta vez, também já há uma atualização de segurança para resolver o problema, contudo ainda não há como mensurar até que ponto os hackers tiraram vantagem da brecha.

Ao longo dos últimos anos, os hackers vêm utilizando cada vez mais complementos e pacotes aparentemente inofensivos, como os Emoji emoticons, principalmente porque há grupos de usuários que normalmente não estão muito atentos a pragas virtuais, como crianças e idosos.

A recomendação, como sempre, é não instalar arquivos duvidosos, estar sempre de olho nos comentários de outros usuários, manter as atualizações de segurança do software em dia e também fazer uma varredura com antivírus e antimalwares no conteúdo antes de executá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.