Golpes por smartphones representam 15% das fraudes na internet

Pesquisa aponta que os casos de invasão de celulares em todo o país aumentaram 55% só no último trimestre.

Edição do dia 07/08/2017, 14h28

Wilson Kirche – Curitiba

Os golpes aplicados por meio de smartphones já representam 15% das fraudes na internet. Esta é a conclusão de um estudo feito por uma empresa que monitora crimes virtuais.

Um rapaz que prefere não se identificar estava em viagem quando a gerente do banco ligou para confirmar uma transação. Ela queria saber se ele estava mesmo transferindo R$ 20 mil para uma conta em Ribeirão Preto, São Paulo.

Segundo um levantamento, os golpes por meio de telefones celulares já ocupam a segunda posição do total de fraudes na internet, só perdem para os e-mails falsos que ao serem abertos, espalham vírus pelos computadores. Ainda de acordo com a pesquisa, os casos de invasão de celulares em todo o país aumentaram 55% só no último trimestre.

O criminoso consegue o número do celular da vítima e ativa a linha em outro chip. Com a linha habilitada, ele baixa o aplicativo do banco e faz as transações como se fosse o dono da conta.

“Hoje você tem terceirizados que têm acesso a sistemas onde conseguem ver cadastros, descadastrar e cadastrar um chip, entende? É uma espécie de clonagem, a vítima recebe um SMS, um token de um banco para efetivar uma transação”, explica Daniel Lofrano Nascimento, consultor de segurança digital.

Algumas dicas para não cair neste tipo de golpe: desconfie de mensagens enviadas por bancos e operadoras. Na dúvida, ligue para as empresas. Não acesse sites suspeitos e nem baixe aplicativos sem identificação. Não use sempre as mesmas senhas.

“Se você usa a mesma senha para cinco serviços, um desses serviços pode ser vulnerável, pode ser invadido e a sua senha vaza. Aí os criminosos invadem os outros quatro”.

A Federação Brasileira de Bancos informa que são investidos anualmente R$ 2 bilhões em segurança com o objetivo de garantir a tranquilidade dos clientes e colaboradores.

Na nota, a Febraban diz também que o setor bancário atua em parceria com autoridades para combater os crimes e que o comportamento dos clientes é importante para amenizar os riscos de perdas.

O Sindicato das Empresas de Telecomunicações afirma que elas investem continuamente em segurança e proteção ao cliente. A nota ressalta que é crime contratar serviços com dados de outras pessoas e que as operadoras são tão vítimas dessas ações quanto os consumidores. As empresas não comentaram a suspeita de que funcionários das operadoras atuem nos golpes.

Fonte:  http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2017/08/golpes-por-smartphones-representam-15-das-fraudes-na-internet.html

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