Golpe no WhatsApp usa mensagem falsa do McDonald’s para roubar

Por iG São Paulo, publicada em 17 de outubro de 2015

A mensagem, supostamente da rede de fast food, oferece um cupom de desconto de R$ 500 em troca de uma resposta a quatro questões e o envio da mensagem para dez contatos

 

Os pesquisadores do Laboratório da ESET – fornecedora de soluções de segurança da informação – identificaram um novo golpe no Brasil visando o WhatsApp.

Na ação, os cibercriminosos usam uma falsa mensagem do McDonald’s para roubar informações dos usuários.

A ação consiste em enviar uma mensagem pelo WhastApp convidando a vítima a participar de uma pesquisa e ganhar um cupom de desconto falso no valor de R$ 500.

Ao clicar no link, o usuário é direcionado para o site http: //***iflrr.com/mcdonalds- para responder quatro questões.

Ao final, uma mensagem solicita que a pessoa forneça seu endereço de e-mail e compartilhe a mensagem com outros dez contatos do WhatsApp para receber o bônus.

Dessa forma, os cibercriminosos passam a ter acesso às informações das vítimas para aplicar golpes.

Um diferencial deste golpe é o uso da ferramenta de geolocalização, que permite aos cibercriminosos usarem o endereço IP do dispositivo móvel para identificar a localização do usuário. Dessa forma, a vítima é ludibriada a acreditar que realmente ganhará o desconto em uma loja próxima de onde se encontra.

Golpes com marcas famosas

Golpes no WhatsApp que utilizam marcas famosas como Zara, Starbucks e McDonalds têm se tornado cada vez mais frequentes. A partir de engenharia social, os cibercriminosos conseguem dissuadir os usuários e conquistar sua confiança para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações e ainda usar a vítima na disseminação de um golpe.

 De acordo com os especialistas da ESET, os servidores envolvidos na investigação desse tipo de golpe estão hospedados na República da Moldávia e em DNS – Domain Name System.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/2015/10/17/golpe-no-whatsapp-usa-falsa-mensagem-do-mcdonalds-para-roubar-informacoes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.