Fórum trabalhista de SP usa WhatsApp para conciliação em processos

Por Bruno Romani, São Paulo, em 10 de junho de 2015

 

A Justiça de Campinas (SP) ganhou um aliado para tentar aliviar quantidade de ações do trabalho na região. No mês passado, o Fórum Trabalhista da 15ª Região adotou apps de bate-papo, entre eles o WhatsApp, para que trabalhadores e empresas entrem em acordo de conciliação.

Toda a negociação entre as partes ocorre no serviço de mensagens –o grupo criado para isso leva o número do processo no nome. Participam os advogados, um servidor público no papel de mediador e o juiz. O conteúdo das conversas fica registrado no Fórum, se as partes quiserem.

Quando há acordo, os passos seguidos são os mesmos de um processo resolvido em uma audiência física: peticionar eletronicamente o processo ou regular a homologação em pessoa.

Trabalhador de São Paulo chegou a acordo com empresa durante mediação pelo WhatsApp. Por Justin Sullivan/Getty Images/AFP

“A Justiça tem que estar onde as pessoas estão. Esse espaço [do WhatsApp] é onde as coisas estão acontecendo”, afirma Ana Cláudia Torres Vianna, diretora do Fórum Trabalhista de Campinas e responsável pelo Centro Integrado de Conciliação de 1º Grau.

A mediação virtual também acelera o andamento dos processos. Atualmente, o tempo de espera de uma audiência trabalhista em primeira instância na região é de seis meses. Todo mês, 3.000 processos são iniciados. Com a ferramenta de mensagens, as negociações podem começar imediatamente –basta as partes solicitarem.

Além disso, o mediador e o juiz podem acompanhar mais de uma audiência ao mesmo tempo, e enquanto realiza outras atividades no Fórum. O mediador acompanha as negociações no computador por meio da versão web do WhatsApp. Portanto, nada de papo fora de hora: as negociações só podem ocorrer durante o horário também utilizado para o atendimento do público em geral, das 8h às 18h.

O projeto conta ainda com dois números de telefone e dois tablets para as mediações. O Skype também pode ser usado.

Até o momento, uma única ação foi totalmente solucionada pelo sistema de mensagens que pertence ao Facebook: um acordo de R$ 8.000 entre uma empresa e um trabalhador que diz ter desenvolvido hérnia de disco durante o trabalho. Segunda a juíza, mais “três ou quatro” casos estão em andamento e outros estão em análise.

“Tudo o que for novidade de comunicação nós vamos trazer para esse projeto. Minha expectativa é a de que pelo menos 60% dos casos mediados no WhatsApp cheguem a acordos”, afirma Ana Cláudia.

A iniciativa tenta atender aos objetivos da resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça, que visa dar tratamento adequado ao conflito de interesses (incluindo ferramentas virtuais de mediações), e aos objetivos da resolução administrativa 12 de 2014 do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região, que estabelece centros de conciliação.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/06/1640252-forum-trabalhista-de-sp-usa-whatsapp-para-conciliacao-em-processos.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.