CPI dos Crimes Cibernéticos vai investigar pedofilia e invasão de privacidade

Publicado em 11/08 às 16h46

A presidente da nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), adiantou que a comissão deve ir além dos crimes financeiros praticados pela internet, investigando outros tipos de violações como a pedofilia e os ataques à privacidade das pessoas.

A deputada foi eleita para a presidência da CPI nesta terça-feira (11) e indicou o deputado Esperidião Amin (PR-SC) como relator.

Originalmente, a CPI foi requerida para investigar o desvio de recursos de correntistas bancários e o tráfico de pessoas por meio da internet. Mas o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) lembrou outros tipos de crimes: “É fundamental que esta CPI enfrente os crimes virtuais de ataque à honra, a destruição de reputações, a difamação, a apologia à pedofilia, a homofobia, esses crimes. É importante que a CPI enfrente isso também, que a gente não se preocupe só com as perdas bancárias, financeiras, das pessoas ricas, das pessoas com posses. Que a gente proteja o cidadão que está plugado. A gente não pode esquecer que no Guarujá uma mulher foi linchada até a morte por causa de boato que circulava na internet.”

A deputada Mariana Carvalho comentou que os crimes também são mais frequentes no Brasil porque o País é um dos campeões mundiais no uso da internet. “Dos internautas que ficam na rede, o Brasil está disparado. Dobra a média de 356. Nós atingimos mais de 750 minutos por dia de acesso à internet.”

Quadrilha

Em setembro de 2014, uma operação da Polícia Federal desarticulou uma quadrilha suspeita de desviar pela internet mais de R$ 2 milhões de correntistas de vários bancos. Além disso, um relatório da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos apontou um crescimento nas denúncias envolvendo páginas na internet suspeitas de tráfico de pessoas.

Também foram eleitos nesta terça para a mesa do colegiado os deputados Leo de Brito (PT-AC), 1º vice-presidente; Marco Feliciano (PSC-SP), 2º vice; e João Arruda (PMDB-PR), 3º vice.

Fonte: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/08/11/cpi-dos-crimes-ciberneticos-vai-investigar-pedofilia-e-invasao-de-privacidade/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.