‘Cerca virtual’ detecta entrada de veículos furtados em Jundiaí

29/06/2015 08h19
Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Sistema de monitoramento faz a leitura das placas e aciona alarme.
Método ajuda a solucionar metade dos casos de furto na cidade.

 

Sem título

Vídeo disponível em http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/06/cerca-virtual-detecta-entrada-de-veiculos-furtados-em-jundiai.html

 

Um novo sistema de segurança vem ajudando a diminuir a criminalidade na região de Jundiaí (SP). É como se as cidades tivessem uma “cerca virtual”, que detecta a entrada de veículos furtados e aciona um alarme para que a Guarda Civil Municipal (GCM) possa agir.

São dezenas de câmeras de monitoramento que vigiam as ruas e ajudam a registrar e identificar, no sistema da GCM, veículos roubados. Na central que controla os equipamentos, a equipe de reportagem da TV TEM acompanhou o momento em que um alarme soou e um motociclista foi acompanhado pelas câmeras. Mais à frente, o suspeito, que estava armado, foi abordado e preso.

Em outra ocorrência, um carro roubado em uma cidade vizinha também foi identificado. Os guardas fizeram um cerco e o suspeito abandonou o veículo. Ele tentou fugir a pé e até trocou de camiseta, mas todas as ações foram gravadas e o homem foi preso.

Os dois equipamentos – as câmeras de monitoramento e as máquinas que fazem a leitura das placas – foram associados para criar um esquema imbatível no combate ao crime. Além de Jundiaí, o sistema foi instalado em dez cidades vizinhas. Segundo o sub-inspetor da Guarda Municipal, Gilberto Russo Jerônimo, a medida deve ajudar a resolver não só roubos e furtos de veículos, mas vários outros crimes. “O crime, hoje, se desloca sobre rodas. Se tem uma placa de veículo envolvida, o sistema coleta e faz a associação dos crimes [nos quais o veículo já esteve presente]”, explica.

Juntos, os equipamentos das dez cidades tiram, em média 5 milhões de fotos por dia. pelo sistema, é possível descobrir o caminho feito por todos os carros suspeitos e saber quanto tempo cada um ficou na cidade. “o sistema demonstrou que sempre que ocorriaM furtos de motocicleta na cidade, a eles estava vinculada uma dupla numa motocicleta. Essas pessoas foram identificadas e presas, responsabilizadas por mais de 30 furtos desse tipo de veículo no município”, conta José Roberto Ferraz, comandante da GCM.

Segundo a Polícia Civil, esse “Big Brother” das ruas já ajudou a esclarecer mais da metade dos casos de furtos e roubos em Jundiaí. “As informações coletadas chegam com bastante rapidez e agilizam bastante o esclarecimento dos crimes”, diz o delegado Luiz Carlos Duarte.

Motociclista é abordado com moto roubada em Jundiaí (Foto: Reprodução / TV Globo)

Motociclista é abordado com moto roubada em Jundiaí (Foto: Reprodução / TV Globo)

 

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/06/cerca-virtual-detecta-entrada-de-veiculos-furtados-em-jundiai.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.