Apple consegue bloquear malware Wirelurker que afetava iPhones e iPads

Malware infectava usuários através de apps de terceiros

por Paulo Montenegro – Sábado, 08 de Novembro de 2014

Apple consegue bloquear malware Wirelurker que afetava iPhones e iPads

Depois da notícia que havia um novo Malware chamado Wirelurkes sendo desenvolvido para OSX, e que poderia contaminar também iPads e iPhones, o pessoal de Cupertino não perdeu tempo. A Apple afirma já ter conhecimento sobre esse software, que inicialmente, estava sendo direcionado a ataques na China, mas que os apps relacionados a ele já haviam sido identificados e bloqueados.

A empresa não discorreu sobre como foi feito o procedimento de bloqueio, mas enfatizou que “como sempre, é recomendável que os usuários só instalem aplicativos de fontes seguras”. Os apps foram descobertos na Maiyadi App Store, uma versão “alternativa” da loja de aplicativos da Apple, que concentra grande quantidade de aplicativos pirateados e cópias não autorizadas de apps já conhecidos, como por exemplo, o Dropbox e Autodesk.

O Malware se aproveitava de determinadas funcionalidades do OS X, como a de instalação em massa, voltada para grandes empresas colocarem seus apps em máquinas de empregados. Isso não só permitia que o Wirelurker roubasse dados de aparelhos com iOS através do USB, como também instalasse aplicativos de terceiros nos aparelhos contaminados.

Falando sobre Malwares, outra vulnerabilidade recém descoberta nos sistemas da Apple, conhecida como “Rootpipe”. Ainda não se sabe como a infecção é feita, mas aparentemente, essa falha permite que o hacker obtenha privilégios de administrador (root) sem sequer digitar uma senha. Cupertino ainda não se manifestou sobre uma possível correção.

Fonte: The Guardian

Matéria disponível em: http://mobilexpert.com.br/apps/outros/materias/10323/apple-consegue-bloquear-malware-wirelurker-que-afetava-iphones-e-ipads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.