Backup do celular

Fazer backup significa copiar seus dados para outro local, mantendo-os em segurança. Esses dados podem ser fotos, vídeos, pastas, músicas, contatos, entre outros.

É possível realizar um backup utilizando uma mídia física removível como HD, pen drive ou cartão de memória. Atualmente, os serviços de armazenamento de arquivos na nuvem também são uma alternativa bastante prática. 

A opção de backup está disponível para diversos dispositivos, como celulares, tablets e computadores. Entretanto, cada sistema operacional possui seu próprio sistema de backup padrão:

– No Android, o backup é feito por meio do Google One; as fotos são salvas com o Google Fotos; e também é possível subir dados para o Google Drive. Para habilitar o backup no seu Android acesse: Configurações / Google / Backup / Habilite a função.

– No IOS, o sistema de backup é o iCloud Drive, que armazena todos os dados do usuário. Para habilitar a função abra: Ajustes/ Toque no seu nome /  iCloud / Backup do iCloud / Ative a função. 

Ao configurar um aparelho novo pela primeira vez, tanto sistemas Android como iOS oferecerão a opção de restaurar um backup existente, bastando selecionar a opção e informar o login e a senha utilizados para o backup.

Os serviços de backup, além de preservarem seus dados, não consomem o armazenamento no dispositivo. Porém, é necessário ficar atento(a) ao espaço que o serviço de backup na nuvem disponibiliza. Normalmente, os sistemas oferecem uma versão básica gratuita com armazenamento limitado de alguns gigabytes. Se chegar a esse limite, é possível contratar planos com maior espaço de armazenamento. 

Dica: ao configurar um sistema de backup na nuvem, é possível escolher quais dados serão enviados, controlando melhor o consumo do espaço fornecido. Por exemplo, escolhendo fazer backup das fotos tiradas com a câmera do celular, mas não das fotos trocadas em aplicativos de mensagens. 

Além do backup padrão de cada sistema, existem outros serviços e aplicativos que podem ser instalados conforme sua necessidade, permitindo, por exemplo, sincronizar dados selecionados com outros dispositivos, adicionar plugins, realizar backup programado, etc. Pesquise e descubra qual o serviço e plano que mais se adequa a sua necessidade.

Saiba mais:
https://cartilha.cert.br/fasciculos/#backup

Lembre-se: é importante manter o backup sempre ativo e atualizado pois, em casos de perda, furto ou troca de aparelho, será possível fazer a sincronização, restaurando automaticamente dados que estavam na nuvem. 

**Descrição do vídeo**

A animação começa com uma moça dentro de uma loja que vende dispositivos eletrônicos. Ela pensa em trocar seu celular e acima aparece a frase  “Antes de trocar seu celular”.

A cena muda e lê-se agora “lembre-se de habilitar o backup no antigo!”. No quadro seguinte, a garota está em uma sala mexendo no celular atual e, ao seu lado, surge a tela aumentada do dispositivo que está danificado. Ela, então habilita a função backup e uma seta apontando para cima mostra que os arquivos – pastas, fotos e perfis – estão sendo enviados para a nuvem. 

Finalizando a animação, podemos ler “Backup restaurado!” na tela do celular e a frase “Assim você transfere e restaura seus dados no aparelho novo!” acima da moça que, contente, aplaude.

Fonte: NIC.br

Confira também:

Fascículos – Cartilha de Segurança para Internet (cert.br)

CERT.br: Você tem backup?